Skip to main content

Somos a Sara e o Nuno, um casal de portuenses que viaja de forma minimalista na nossa carrinha, uma Opel Combo, a Ciganita.

Como/quando surgiu a ideia de comprar uma carrinha?

O Nuno comprou a carrinha em 2006. Na altura, ele realizava trabalhos de aerografia em carros e motas então a carrinha servia principalmente para transportar material e também para mostrar o trabalho de aerografia.

Só em 2018 é que começámos a usar a carrinha com o propósito de viajar numa mini campervan.

Para vocês quais são as vantagens/desvantagens de viajar numa carrinha pequena?

As maiores vantagens da nossa carrinha são sem dúvida o facto dela ser muito económica, discreta e prática: gasta pouco, não é óbvio que se trata de uma camper e sendo pequena, não temos preocupações em explorar ruas estreitas.

A maior desvantagem é quando está mau tempo: temos pouquíssimo espaço dentro por isso se chover muito e durante dias seguidos, torna tudo mais difícil.

 

Qual foi a vossa primeira viagem?

Após “prepararmos” a carrinha enquanto camper (de forma muito básica), a primeira viagem foi em Portugal no Verão de 2018, explorámos o interior e a costa durante cerca de 20 dias. Mas a primeira “grande” viagem foi em 2019, durante alguns meses, quando fizemos a nossa primeira viagem internacional até à Eslovénia, conduzindo sempre por estradas nacionais, até voltar a Portugal.

 

Nas primeiras viagens tiveram alguns receios?

O nosso maior receio é a carrinha avariar, isto porque já conta com quase 500.000 km. Contudo, tem sido uma carrinha incrível com alguns problemas pontuais mas facilmente resolvidos. Nunca tivemos propriamente outros receios, embora tenhamos sempre atenção ao nosso redor antes de escolher um sítio para pernoitar.

Para dar um exemplo, uma noite, estávamos sozinhos numa praia completamente abandonada na Albânia, já dentro da carrinha, quando um carro preto para à frente da carrinha, com a luzes viradas para nós e sai um homem e começa a rondar a Ciganita. Ficámos na dúvida sobre o que fazer, chegámos a pensar que se poderia tratar de uma tentativa de assalto mas o Nuno saiu e perguntou o que se passava. O homem, todo equipado de preto, disse que era polícia, e achou estranho estarmos ali mas foi embora após nos desejar boa noite. Decidimos pernoitar ali na mesma e correu tudo bem. Este foi apenas um pequeno episódio de “susto” de que nos lembramos mas queremos ressaltar que nunca tivemos problema a nível de segurança, em todas as nossas viagens

Quantos países já visitaram?

Nunca contámos os países que visitámos, não queremos associar um número até porque visitar um país é relativo, pode ser um dia ou um mês. E não tem sentido para nós dizer “visitámos um país, quando estivemos numa cidade um ou dois dias”. Contudo, podemos dizer que já estivemos em vários países da Ásia, em Marrocos e na América do Sul.

Entre os destinos que já visitaram, há algum que vos tenha marcado de forma especial?

Adoramos a Turquia, foi um país que nos surpreendeu imenso pela positiva e achamos ser um paraíso para a vanlife.  Uma das situações mais interessantes foi numa aldeia em que parámos para tirar uma foto à carrinha e depois de um homem meter conversa connosco, fizemos uma festarola pela noite dentro com os habitantes. Esta aventura vai ser publicada no nosso canal de YouTube nas próximas semanas.

Marrocos também é dos nossos países favoritos, fomos lá pela quarta vez este ano, sendo a primeira vez com a Ciganita. É um país tão diferente a nível cultural, tão próximo a nível geográfico e tão diversificado a nível paisagístico, que será sempre uma boa aposta voltar para conhecer mais. E podemos desde já dizer que estamos a planear voltar lá em breve!

O que mais vos influencia na hora de escolher um destino de viagem?

Todas as viagens que fizemos tinham planos diferentes. Por exemplo, fizemos a viagem pelos Balcãs até à Grécia, em 2021, para ver esta região e perceber a história da ex-Yugoslavia, descobrir todas estas paisagens que outrora estiveram em guerra ou fechadas ao turismo como por exemplo a Albânia.

Este ano, quisemos fazer viagens mais culturais, então fomos a Marrocos e à Turquia e só podemos recomendar.

Qual é a vossa profissão?

Nós somos trabalhadores independentes, temos uma loja de tatuagens na Maia e realizamos pinturas murais artísticas.

 

Vocês trabalham enquanto estão em viagem?

Apesar de não fazermos as viagens no sentido de encontrar trabalho pelo caminho, por vezes pode acontecer naturalmente, ao cruzar pessoas que querem tatuar. Foi em 2021, quando eu (Sara) decidi fazer uma tatuagem nos Alpes Albaneses, que surgiu a ideia de que também poderia ser algo único para outras pessoas tatuar na natureza. Nasceu então o projeto de “Tattoo Outdoor”, em que a pessoa escolhe um sítio natural e realiza-se uma tatuagem na montanha, na praia, à beira de um lago, ou outro local de preferência.

Existe alguma forma das pessoas apoiarem o vosso projeto?

Se gostarem de seguir um estilo de viagem minimalista, podem acompanhar os nossos vídeos no YouTube e partilhar com a malta, isso já é uma grande ajuda. Também temos conteúdo exclusivo para membros do Patreon, tais como dicas, vídeos extras e atualizações em tempo real sobre as viagens.

https://www.patreon.com/DaquiParaAli

 

Qual é o vosso maior sonho por cumprir?

O nosso maior sonho será continuar a viver este estilo de vida e talvez com os nossos 2 gatinhos. Para tal, teríamos obviamente de pensar em adquirir uma carrinha bem maior e vermos se eles conseguiriam se adaptar a esta vida mais nómada, pois eles já têm 13 anos e seria uma mudança radical para eles.

Um sonho louco que tenho (Sara) seria aprender a voar de parapente. O bichinho nasceu este ano, na Grécia, quando conhecemos um casal numa carrinha e propuseram-nos voar. Adorámos e foi quase como um click! Mais uma vez, teria de ser quando tivéssemos uma carrinha maior. Mas viajar e voar parecem-nos ser duas paixões fáceis de juntar!

Alguma dica para quem está a começar agora este estilo de vida mais minimalista?

A nossa maior dica é pensar que não é preciso ter muito para se fazer muito. Não é necessário ser perfeito para se ir ao encontro do que se quer.  Outro conselho seria, antes de se lançar na compra ou transformação de uma carrinha, experimentar pernoitar com um colchão num carro (ou carrinha) pois a sensação será parecida.

O que significa a vanlife para vocês?

A vanlife para nós é liberdade e viver de uma forma simples.

Tens dúvidas?

Se tiveres alguma questão, por favor utiliza os chats do website (messenger e whatsapp) ou contacta-nos através de:

T: +351 911 032 455
E: geral@campervans.pt

Desenvolvido por Gatheomix