Quem são os Travel Inspire?
Nós somos a Andreia, o Luís e o Nacho! Vivemos na nossa carrinha transformada desde 2019, percorrendo Portugal, vários países da Europa e neste momento estamos a viajar pela Turquia.
Como tiveram a ideia de transformar a vossa própria campervan? Demorou muito até passar à pratica?
Em 2017 estávamos a viver na Alemanha quando decidimos que queríamos viajar a tempo inteiro e achámos que a melhor maneira seria com uma carrinha. Tínhamos um amigo alemão que já tinha uma Campervan e fomos investigando mais sobre o assunto até que percebemos que gostaríamos de ser nós a transformá-la para ficar ao nosso gosto e para ter tudo o que precisávamos para viver, viajar e trabalhar nela. Demorámos cerca de um ano e meio para juntarmos dinheiro, voltar a Portugal e dar início ao nosso projecto.
Quais foram as vossas maiores dificuldades na transformação da carrinha?
Em 2018 havia muito pouca informação disponível sobre a legalização e transformação de carrinhas. Devido às dificuldades que sentimos ao tentar aceder a informações sobre como legalizar e transformar uma carrinha, escrevemos um Livro/Ebook que ajuda em todos os processos da transformação de uma carrinha, para ajudar outras pessoas que queiram fazer o mesmo.
Link: http://travelinspire.pt/produto/livro-como-transformar-uma-carrinha-numa-casa/
Qual foi a vossa primeira viagem?
Quando partimos sem data de regresso pela primeira vez com a nossa carrinha, foi muito especial. Começámos a nossa viagem por Portugal, viajando 7 meses pelo nosso País. O nosso primeiro destino foi Tróia, após partirmos de Lisboa. Uma sensação de alivio por termos terminado a transformação e por outro lado ansiosos pelas aventuras que nos esperavam.
Nas primeiras viagens tiveram alguns receios?
O único receio que tínhamos era de não nos adaptarmos bem a este estilo de vida e percebermos que se calhar isto não era para nós. Foi uma grande aposta da nossa parte, porque era algo que nunca tínhamos feito antes. Mas aconteceu precisamente o contrário, nós adaptámo-nos melhor do que estávamos à espera, mesmo com todas as dificuldades que acarretam a Vanlife.
Entre os destinos que já visitaram, há algum que vos tenha marcado de forma especial?
A Turquia onde estamos agora, está a ser muito especial e intenso! Estamos a viajar à cerca de 2 meses por este País que já nos proporcionou experiências únicas. Não só pelos lugares incríveis por onde já passámos, mas pela bondade e genuinidade das pessoas que nos recebem de uma forma que nunca antes experienciámos. Já fomos recebidos por famílias Turcas e ter contacto com estas pessoas e com a sua cultura, tem sido transformador pessoalmente.
O que mais vos influencia na hora de escolher um destino de viagem?
Normalmente não escolhemos um destino especifico, sabemos que queremos visitar vários locais e vamos também construindo a nossa rota consoante o nosso orçamento e também a estação do ano. Mas o que nos atrai mais em cada destino são sem dúvida os sítios naturais que gostamos muito de explorar.
Como é que o Nacho entrou nas vossas vidas?
Estávamos há 4 meses a viajar por Portugal, quando passámos por Vila Nova de Foz Côa e parámos num cemitério porque estava muito calor. Foi quando encontrámos o Nacho atrás do cemitério à procura de comida no meio do lixo e veio a correr para nós. Estava muito longe da cidade ou de alguma aldeia e por isso não o conseguimos deixar para trás. Depois de tentarmos procurar se tinha dono, se estava perdido e se estava tudo bem com ele, tomámos a decisão de ele se juntar à nossa família. Foi uma das melhores decisões da nossa vida.
Como é viajar com um cão dentro de uma carrinha?
Tivemos muita sorte, porque o Nacho é um cão muito aventureiro e viveu connosco sempre na carrinha. Como a adaptação dele foi muito boa, facilitou-nos muito a vida cá dentro. Ele sabe quais são espaços destinados para ele e nós tentamos sempre proporcionar o máximo conforto possível. Mas é uma grande responsabilidade e sempre uma preocupação se ele está bem quando precisamos que ele fique sozinho. Ele adora viajar com a cabeça fora da janela e também explorar os locais connosco!
Sabemos que atualmente estão a tempo inteiro na estrada. Como é a experiência de morar/ trabalhar dentro de uma campervan?
Pode ser muito desafiante viver a tempo inteiro na estrada. Morar numa carrinha já por si é difícil pela limitação de espaço e recursos e ainda partilhando com outra pessoa. Mas sem dúvida o nosso grande desafio nestes 4 anos a viver na carrinha tem sido encontrar o balanço entre a viagem e o trabalho. São pequenas, mas muitas decisões que temos que tomar todos os dias. Onde ir? Onde dormir? Temos electricidade para trabalhar? O que vamos visitar hoje? Precisamos de água? No entanto aceitamos este estilo de vida tal como ele é e podemos dizer que só trazemos boas experiências e transformou muito a nossa vida.
Qual é a vossa profissão?
Nós somos Fotógrafos e Videógrafos de profissão, que é a nossa principal fonte de rendimento. Também trabalhamos com Marketing de Influência e Afiliados e temos a nossa loja online onde vendemos o nosso Livro “Como transformar uma carrinha numa casa” e o curso “Vender fotografias e vídeos em Stock”.
Link: http://travelinspire.pt/shop/
Existe alguma forma das pessoas ajudarem a apoiar o vosso projecto?
Para além de comprarem o nosso livro, podem apoiar-nos através do nosso Patreon, onde partilhamos conteúdos exclusivos e falamos com os nossos Patronos. Também através das visualizações e interacções nas nossas redes sociais como o Youtube e Instagram, é muito importante para nós.
Links: https://patreon.com/travelinspirept
https://www.youtube.com/travelinspirept
https://www.instagram.com/travelinspirept/
Qual é o vosso maior sonho por cumprir?
O nosso sonho é nunca parar de viajar, seja de que forma for. Temos ainda tanto para descobrir e tantas ideias!
Alguma dica para quem está a começar agora este estilo de vida mais minimalista?
Não tenham receio de não estarem totalmente preparados, porque a maior aventura é aprender a viver pelo caminho. Comuniquem! Há tanta gente que hoje em dia tem o mesmo estilo de vida e com quem se podem conectar e esclarecer todas as vossas dúvidas e receios. Mas também não tenham as expectactivas muito elevadas, porque é um estilo de vida que tem as suas adversidades e temos que estar preparados para enfrentá-las.
O que significa a vanlife para vocês?
Significa viver uma experiência única! Viver de forma nómada e conhecer lugares e pessoas que de outra forma não conheceríamos. Significa também estar dentro de uma comunidade de partilha e ter experiências com outros viajantes, que nos fazem sentir que não somos assim tão “estranhos” por querermos este estilo de vida fora do convencional.